Pré Natal Domiciliar

O pré-natal é a assistência que se dá à mulher a partir do momento em que ela engravida, durante a gestação e o pós-parto (puérpero) .

No acompanhamento pré-natal em domicílio realizamos consultas quinzenais e semanais após 38ª semanas. Durante as consultas realizamos exame físico, obstétrico, avaliamos os exames clínicos de rotina e acompanhamos o desenvolvimento da gestação. Nossas consultas duram cerca de 2h nas quais podemos tirar dúvidas e dialogar sobre os mais diversos assuntos que envolvem a gestação como: aspectos físicos e psicológicos da gestação, fisiologia do parto, desenvolvimento de uma gestação saudável, nutrição e atividades físicas na gestação. No Pré-natal teremos instruções para um parto ativo onde aprenderemos posições e movimentações para o trabalho de parto, respiração e relaxamento.

De acordo com a Legislação, o Enfermeiro obstetra, tem respaldo além da realização de parto normal sem distócia, para realização do pré-natal de baixo risco, ou seja, aquele em que a mulher gestante não apresenta nenhuma patologia prévia ou decorrente da gestação como por exemplo: Hipertensão prévia ou decorrente da gestação, diabetes, idade inferior a 15 e maior que 35 anos, entre outros. Na saúde pública, o enfermeiro obstetra acompanha as gestantes de baixo risco até o final da gestação e o encaminhamento para a maternidade de referencia, sendo que por volta da 30ª semana, as consultas são intercaladas com o profissional médico, ou também quando o enfermeiro identifica alguma intercorrência (muitas vezes comum da gestação), mas que precisam ser avaliadas por um médico obstetra. Cabe ressaltar que as rotinas das consultas podem ser diferentes de um lugar para outro (conforme são estabelecidas em unidades de saúde, municípios, etc). Assim, o cuidado privado de pré-natal no domicilio, proposto em nosso atendimento, não exclui o acompanhamento do profissional médico-obstetra e sim visa complementá-lo.

As consultas domiciliares de pré-natal tem o objetivo de:

  • Esclarecer dúvidas;
  • Verificar a pressão-arterial;
  • Auscultar os BCF (batimentos cardíacos fetais);
  • Medida da altura uterina;
  • Cálculos gestacionais;
  • Fazer encaminhamentos quando necessários;
  • Estabelecer vínculo com a gestante e seus familiares, com o objetivo de favorecer o acompanhamento durante o parto na maternidade se assim desejar e pós-parto no domicilio.


© 2017 Maternar - A Arte de Cuidar 
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora